20 anos motor TDI
posted on: Nov 29, 2009 on category: Informação

A Audi está a comemorar os vinte anos do aparecimento dos motores TDI na sua gama. No final de 1989 era apresentado no Salão de Frankfurt o primeiro motor turbodiesel de injecção directa da Audi, o 100 2.5 TDI. A partir daí, a marca dos quatro anéis já produziu mais de cinco milhões de motores dotados desta tecnologia, comercializados em várias marcas, nomeadamente VW, Seat e Skoda.

«20 anos de tecnologia TDI significam 20 anos de progresso e de mudança, poder, desportividade e eficiência», afirmou Michael Dick, membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento técnico da Audi, acrescentando: «a tecnologia TDI foi um factor chave para o avanço da nossa marca para o segmento premium».

TDI-logo

A actual oferta TDi da Audi vai desde o recentemente lançado 1.6 TDi do A3 até ao imponente 6.0 TDi presente no Q7.

Quando em 1999 decidi comprar um TDI, na altura o consumo, performances e potencial de tuning neste motor já eram bastante conhecidos. Nunca pensei foi que 10 anos depois, tivesse duplicado a potencia do motor do meu Golf 1.9 TDI e mais do que isso atingisse já os 278cv.

Penso que este valor não se ficará por aqui. Em termos de fiabilidade o motor ainda me surpreende, devido aos vários incrementos de potência que já teve e aos inúmeros testes de potencia e alterações a que foi submetido.

Partilhar artigo:

Comments

Ganda menino 278 cv n é nada…
O meu já conta com 392cv e 410000km!
e esta, hein?

José
21 de Junho de 2010
Leave a comment

Powered by Wordpress.