Braga Tuning Motor Show
posted on: Ago 10, 2008 on category: Informação

No âmbito do Braga Tuning Motor Show, foi divulgado pelo jornal Público que os principais clubes nacionais de tuning vão exigir hoje em Braga a legalização das transformações nos automóveis, alegando que Portugal é o único país da Europa onde esta actividade não é autorizada.

O Público fazia assim referência a esta notícia e ainda a uma possível repetição de uma manifestação a realizar provavelmente em Setembro.

Efectivamente assim é, Portugal é o país da Europa que permite que os transportes públicos de algumas companhias circulem, sabe-se lá como, pondo em perigo as pessoas que transportam e os demais utentes das vias. Permite-se que determinados carros não tenham seguro. Permite a instalação nos carros de peças da concorrência fabricadas na China, mas não permite que material fabricado pelos principais construtores de peças da Europa não possam equipar os carros, mesmo seguindo as mesmas normas, Homologações e padrões de qualidade.

imagens de tuning

O tuning consiste na personalização dos carros e no ajuste do mesmo ao gosto e necessidades do condutor. Hoje em dia, até as principais marcas de automóveis disponibilizam versões especiais, destinadas a um público mais exigente que não se contenta com o equipamento ou setup standard de um determinado carro.

Quando se pretende legalizar o tuning, não se pede que se permita qualquer tipo de transformação num carro. Pede-se de momento que o governo termine a legislação que deixou a meio e publique o TAL regulamento do tuning que é referido no artigo 115. Pede-se que seja possível legalizar certo tipo de alterações nos carros, que fazem por ex entre melhorias estéticas à mistura, que se melhore a segurança e estabilidade de um carro, ou mesmo o poder de travagem.

Continua a haver desinformação sobre o que é o tuning e continua a associar-se a um determinado estereótipo de pessoa. Ora o tuning é praticado por pessoas de todas as classes sociais e com todo o tipo de gostos a vestir ou da música que gostam de ouvir.

Partilhar artigo:

Comments

No comments yet.

Leave a comment

Powered by Wordpress.